sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uma breve história do Android


Antes de o iPhone da Apple e do Google Android OS estorarem na cena de dispositivos móveis em 2007, houve poucos avanços significativos em tecnologia móvel. Estes "smartphones" ( podemos chamá-los assim,para época) eram chatos: eles fizeram pouco mais de que ler um e-mail, mensagens em geral, tirar fotos, alguns aplicativos básicos e jogos, navegar na internet rudimentar, e a integração da empresa.
 Os maioresconcorrentes da época eram o Microsoft Windows Mobile, RIM Blackberry, Palm, Symbian e Linux. . Todos eles tiveram o seu lugar correspondente no mundo móvel.

Em 2005, houve muitos rumores de que o Google estava explorando maneiras de ampliar seu alcance para fabricantes de dispositivos com um foco no desenvolvimento de um aparelho que se concentrava em serviços baseados em localização.Seu maior obstáculo era não ter uma plataforma  para alcançar este objetivo.
Para o efeito, o Google adquiriu a Android em julho de 2005.  Seus co-fundadores, Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears, e Chris White, havia criado o que era conhecido apenas como uma pequena empresa de desenvolvimento de software móvel.  No entanto, apesar de seu tamanho, esta aquisição estimulou interesse imediato entre os serviços no domínio da tecnologia móvel e levou muitos a suspeitar que o Google está entrando na arena do mercado móvel.  Suas suspeitas se mostraram certas.

Quase dois anos e meio depois, em 5 de novembro de 2007, o Google conquistou o mundo dispositivo móvel , ao anunciar seu novo sistema baseado em Linux para sistemas operacionais de celulares chamado Android. Não só eles introduziram um sistema operacional totalmente novo ,como também anunciaram que era open-source.
 
Este foi um resultado direto dos esforços colaborativos da recém-formada Open Handset Alliance.  Várias empresas aderiram a essa aliança, como Google, HTC, Intel, Sprint Nextel, T-Mobile, e NVIDIA, cujo objetivo era criar padrões abertos para dispositivos móveis. O primeiro dispositivo diretamente do Google foi o G1 da T-Mobile, que lançou em setembro de 2008, e incluiu as funções do GPS, uma câmera de 3.1MP, e uma variedade de aplicativos do Google. Este foi o início do que viria a se tornar uma aventura emocionante para o Google e para toda a indústria móvel.
O sistema que possui aplicativos para tudo que se imagina e só não faz café (ainda) já tem suas variadas versões, dentre elas:

Android 1.1 - Android 1.5 "Cupcake" - Android 1.6 "Donut" - Android 2.0/2.1 - Android SDK 2.0.1 - Android 2.2 "Froyo" - Android 3.0 "Gingerbread"

Nenhum comentário: